SYMBOL CARDS

SYMBOL CARDS

Translate here to your language, please.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

ORIGEM DA CALÇADA PORTUGUESA



Castelo de S. Jorge, 1842....sim 1842, não me enganei nem leram mal é a data dessa foto, a primeira fotografia, da autoria de Louis Jaques Daguerre, data de 1827.


"A chamada "calçada portuguesa", conforme a conhecemos, em calcário branco e negro, foi empregada pela primeira vez em Lisboa no ano de 1842, por presidiários, então chamados "grilhetas".



A iniciativa partiu do Governador de Armas do Castelo de S. Jorge, Tenente-general Eusébio Cândido Furtado. O desenho foi uma aplicação simples, tipo zig-zag. Para a época foi uma obra de certa forma insólita que motivou versos satíricos dos cronistas portugueses e levou o escritor Almeida Garret a mencioná-la no romance O Arco de Sant'Anna.



O sucesso foi tanto que proporcionou ao Tenente-general novas verbas para pavimentar toda a área do Rossio - seguramente a região mais conhecida, mais central de Lisboa - numa extensão de 8.712 metros quadrados.



Logo, a pavimentação se espalhou por toda a cidade e pelo país. As jazidas estavam disponíveis nos maciços na periferia da capital portuguesa.A preferência pelas pedras confere uma espécie de actualização ao uso comum, até pouco antes, de seixos nos átrios das casas, dos conventos e palácios.

Fonte: http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id4.html

Apesar de alguns erros que alterei, tais como: a pedra preta que normalmente as pessoas tratam como basalto, é na realidade calcário negro, apesar de também se utilizar basalto para calcetar, nomeadamente nos Açores, é um tipo de pedra completamente diferente com um mais difícil corte e aparelhamento.

1 comentário:

RC disse...

Muita da calçada que se encontra por Lisboa, nas ruas, vem da minha terra!!!E esta, hein?! relogio.de.corda