SYMBOL CARDS

SYMBOL CARDS

Translate here to your language, please.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

ARTISTIC BUTTERFLY

Fotografia de Ernesto Matos


As pedrinhas do chão são trabalho!
Levam tempo a colocar!
Seleccionadas consoante a cor e a forma!
Ficam bonitas!
É a calçada artística!
E é disso que vamos falar aqui......de calçada artística!
Entende-se por calçada artística aquele tipo de calçada, normalmente de pedra miúda e de várias cores, colocadas a preceito, ajustadas umas às outras de maneira a formarem a o efeito desejado, com os desenhos bem rematados e as linhas perfeitas, escolhidas as pedras, bem quebradas as arestas, bem assentes e bem calcadas a maço, sobre um leito de pó preparado e cuidado, alindado o conjunto.
Uma calçada artística também dialoga com o local onde é colocada, tal como uma pintura, escultura, ou outra obra de arte! Temas escolhidos a propósito, de colorido resolvido tendo em conta o sítio, a luz, o enquadramento, a função, o uso.
Uma calçada artística não é, simplesmente, um chão empedrado! Mestres desse trabalho artístico foram os romanos, com os seus mosaicos temáticos, cuja qualidade de execução lhes permitiu atravessar séculos sem problemas, sem ervas e quase sem danos, até hoje.

Por outro lado, os desenhos podem transformar o que podia ser uma obra de arte num sacrifício para os olhos e até para os pés, pela simples ilusão de a gente quase imaginar que está a andar por cima de um molho de qualquer coisa, ou, então, ter diante de si um desenho que não entende.
Não o é certamente o caso da foto que ilustra este texto!....

Sem comentários: