SYMBOL CARDS

SYMBOL CARDS

Translate here to your language, please.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

EXPRESSÃO ARTÍSTICA SOBRE OS CALCETEIROS



Faço arte meus amigos
Ouçam isto que vos digo
A pedra nasceu em bruto
Para mim é apenas fruto





Les Casseurs de Pierres, 1849 (Os Calceteiros) .
Gustave Courbet (1819-1877)




O movimento realista surgiu na França entre 1850 e 1880, e estendeu-se pela Europa e demais continentes. O mesmo representou o repudio ao artificialismo da arte neoclássica e da arte romântica. Os artistas realistas retratavam a realidade física do mundo por meio da objetividade científica e crua, abordando temas da vida cotidiana e paisagens impregnadas por um teor critico, socioeconômico e também político, colocando em questão a nobreza de temas da arte oficial.
Há duas coisas preponderantes no surgimento do movimento realista. A Segunda Revolução Industrial, que propiciou um ambiente oportuno, pois culminou com a forte individualização da burguesia industrial, e o advento da fotografia, que colocou em questão o caráter único da obra de arte. Gustave Courbet é considerado o maior representante deste período, tendo lançado em 1855, o Manifesto Realista, para ele a pintura consiste na representação das coisas reais. Tinha o realismo como princípios fundamentais à convicção da objetividade do mundo exterior e a possibilidade de representa-lo plasticamente; valorização da sensibilidade subjetiva e a sinceridade.
“A beleza não está no característico, mas na verdade” , afirma Courbet. Em 1850, foi apresentado o primeiro quadro de tema proletário, Les Casseurs de Pierre (calceteiros). Que causou forte reação na critica e no publico. Courbet retratava a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa, ou seja, pintava o homem em sua função social, seja qual fosse ela, tendo isso como um assunto digno de ser representado. A fealdade e a banalidade do mundo são retratadas sem falsas idealizações, sempre em defesa de uma teoria política, courbet era socialista, ou em favor dos interesses da melhoria social.


Segundo Oscar Lopes a tela Les casseurs de pierre de Courbet, serviu de modelo para os calceteiros de cristalizações, tema que desenvolverei em breve.

Sem comentários: