SYMBOL CARDS

SYMBOL CARDS

Translate here to your language, please.

VIDEO_CALÇADA_20 ANOS

Loading...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

MONUMENTO AO CALCETEIRO EM LISBOA

Fotografia de Dias dos Reis

No mês de Dezembro de 2006 a arte de Calceteiro foi homenageada e imortalizada com a inauguração do Monumento ao Calceteiro na baixa lisboeta, onde nasceu a tradicional calçada portuguesa.
“Esta é uma homenagem da cidade de Lisboa a todos os calceteiros do passado, do presente e do futuro pelo seu trabalho magnífico de pessoas dedicadas, esforçadas e abnegadas”, afirmou com orgulho o edil lisboeta, lembrando que o calceteiro é um ofício que tem levado o nome de Lisboa e de Portugal a outras cidades do mundo inteiro pela beleza da sua arte.
Na cerimónia, para além de um conjunto de responsáveis pela edilidade, estiveram ainda presentes os formandos da Escola de Calceteiros de Lisboa, bem como Paulo de Almeida que representou todos os calceteiros da cidade.

Da autoria do escultor Sérgio Stichini, o Monumento ao Calceteiro situa-se na Rua da Vitória, entre a Rua da Prata e a Rua dos Douradores, frente à Igreja de S. Nicolau, local escolhido pela proximidade ao Rossio, onde surgiu em 1849 a calçada portuguesa tal como a conhecemos hoje com o famoso desenho do mar largo.



Em bronze e realizado em tamanho real, o monumento é composto por duas figuras, que ficam enquadradas por uma demonstração na calçada de uma barca de S. Vicente, símbolo da cidade de Lisboa. Na foto acima, não se visualiza o segundo elemento deste conjunto (o batedor), porque se encontra em restauro depois de vandalizado pelos energúmenos do costume.
Além do reconhecimento público da profissão de calceteiro, o Monumento ao Calceteiro tem como objectivos a promoção da calçada artística e da qualidade do espaço público.Hoje a calçada portuguesa é uma realidade em diversos pontos do mundo, de Portugal a Timor, do Brasil a Macau, por onde os portugueses passaram. É uma parte da nossa cultura e um cartão de visita.

A Câmara Municipal de Lisboa tem investido nesta arte, com a criação em 1986, da Escola de Calceteiros de Lisboa que tem desenvolvido um intenso trabalho de formação ao longo dos últimos 20 anos, formando calceteiros em Lisboa e auxiliando na formação de profissionais em outros países.

Sem comentários: